Claudio Macedo
07/02/2017

[1]
Um grupo de pesquisadores de oito países descobriu não haver uma correlação simples entre atividade física e controle de peso das pessoas. Eles constataram que o peso corporal de quase duas mil pessoas, que participaram de uma pesquisa, aumentou, em média, durante o período de acompanhamento, e que o ganho de peso foi comparativamente menor entre os participantes obesos do que entre aqueles de peso normal. Também, os pesquisadores não encontraram nenhuma relação significativa entre sedentarismo e ganho ou perda de peso [2].

O trabalho acompanhou cuidadosamente 1.944 adultos de ambos os sexos de cinco países (África do Sul, Gana, Jamaica, EUA e Seicheles) por um período de três anos (2010-2013). Durante o período, foram feitos exames anuais em ambulatórios e cada participante usou um acelerômetro (aparelho que fornece informações sobre o gasto de energia e contagem de passos) na cintura por duas etapas de oito dias. Não foram incluídos na pesquisa indivíduos que desenvolviam programas de controle alimentar visando perda de peso.

Tem sido comprovado que atividade física traz muitos benefícios para a saúde, incluindo redução do risco de doenças cardíacas, diabetes e câncer, além de melhoria da saúde mental e do humor. Pessoas que são fisicamente ativas tendem a ser mais saudáveis ​​e viver mais tempo [3]. Mas, o que a pesquisa indica é que enquanto a atividade física queima calorias, também aumenta o apetite, e as pessoas podem compensar comendo mais ou sendo menos ativas no resto do dia. Em outras palavras, a atividade física faz crescer a vontade de comer; se o indivíduo cede e come bem mais do que comeria sem a atividade física, ou após a atividade física fica mais sedentário do que usualmente ficaria, haverá em seu corpo um excesso de alimentos que pode superar a perda de calorias decorrente da atividade física.

O balanço energético permanece consistente. Não há contradições. A atividade física ajuda a perder peso se a pessoa, ao mesmo tempo, conseguir controlar a alimentação. [4]

[1] Crédito da imagem: muffinn (Flickr) / Creative Commons (CC BY 2.0). URL: https://www.flickr.com/photos/mwf2005/9145190412.

[2] LR Dugas et al. Accelerometer-measured physical activity is not associated with two-year weight change in African-origin adults from five diverse populations. PeerJ 10.7717/peerj.2902 (2017).

[3] Loyola University Health System. Loyola Study Provides New Evidence That Exercise Is Not Key to Weight Control. URL: http://www.newswise.com/articles/loyola-study-provides-new-evidence-that-exercise-is-not-key-to-weight-control. Publicado em 01 de fevereiro (2017).

[4] Artigos relacionados: A surpreendente obesidade na adolescência, A obesidade afeta a percepção de distância e Insucesso das dietas.

Como citar este artigo: Claudio Macedo. Fazendo atividade física e aumentando o peso. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2017/02/fazendo-atividade-fisica-e-aumentando-o-peso/. Publicado em 07 de fevereiro (2017).

Artigos de Claudio Macedo     Home