Claudio Macedo
01/09/2015

Dieta vegetariana. Crédito: Peggy Greb (USDA ARS) [1].
Dieta vegetariana. [1]
Pesquisadores de instituições inglesas [2] concluíram que a probabilidade de uma pessoa obesa atingir o peso corporal normal ou manter a perda de peso através de dieta é muito baixa.

Eles usaram as informações de cerca de 176 mil pessoas obesas, com idade de 20 anos ou mais, obtidas num banco de dados de saúde do Reino Unido entre 2004 e 2014, em que foram excluídos os dados de pessoas que receberam a cirurgia bariátrica.

Foi utilizado o índice de massa corporal (IMC, definido como peso em quilogramas dividido pelo quadrado da altura em metros) como indicador de obesidade. É considerado peso normal quando o IMC está entre 18,5 e 24,9.

Os resultados da pesquisa [3] indicaram, por exemplo, que na obesidade simples (IMC = 30,0 – 34,9), a probabilidade anual de atingir o peso normal foi de 1 em 210 para homens e 1 em 124 para mulheres, diminuindo para 1 em 1.290 para homens e 1 em 677 para mulheres com obesidade mórbida (IMC = 40,0 – 44,9).

Nos últimos anos surgiram muitas dietas, que usualmente chamamos de dietas da moda. Elas têm feito sucesso por prometerem redução de peso em pouco tempo.

Essas dietas, normalmente, proporcionam emagrecimento rápido por restringir a absorção de calorias sem o devido cuidado com a nutrição e o equilíbrio do processo de emagrecimento. Após a redução de peso, com o fim da dieta, a pessoa engorda novamente.

O fato é que dietas, mesmo tendo sucesso em curto prazo, não podem ser usadas permanentemente. É necessário mudar hábitos alimentares e comportamento físico para emagrecer e permanecer no peso desejado.

Devemos procurar manter uma alimentação completa, balanceada pelos diferentes grupos alimentares, com um pouco menos de calorias que a habitualmente utilizada, de tal forma que possamos utilizar sempre.

[1] Crédito da imagem: Peggy Greb, USDA ARS [Public domain], via Wikimedia Commons. URL: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Soy-whey-protein-diet.jpg.

[2] Instituições dos pesquisadores: King’s College London e London School of Economics and Political Science.

[3] A Fildes et al. Probability of an Obese Person Attaining Normal Body Weight: Cohort Study Using Electronic Health Records. American Journal of Public Health 105, e54 (2015).

Como citar este artigo: Claudio Macedo. Insucesso das dietas. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2015/09/insucesso-das-dietas-2/. Publicado em 01 de setembro (2015).

Artigos de Claudio Macedo     Home