Claudio Macedo
08/09/2016

Alguns sanduíches têm mais de 500 kcal. [1]
Alguns sanduíches têm mais de 500 kcal. [1]
Pesquisadores britânicos descobriram que quando atingem a puberdade, os jovens experimentam uma alteração metabólica que faz com que seus corpos em repouso gastem menos calorias. Eles descobriram que um jovem de 15 anos gasta menos 400 a 500 quilocalorias (kcal) por dia, enquanto em repouso, em comparação com quando tinha 10 anos de idade. Além disso, a pesquisa também descobriu que os adolescentes fazem menos exercícios durante a puberdade [2,3].

A descoberta é surpreendente, pois é justamente na puberdade que ocorre um importante surto de crescimento, o que, teoricamente, deveria significar justamente um aumento de consumo energético diário.

A pesquisa foi feita entre 2000 e 2012, a partir de dados recolhidos de cerca de 350 crianças em idade escolar da Grã-Bretanha. As crianças foram avaliadas a cada seis meses entre as idades de 5 e 16 anos. No período foi avaliada a saúde metabólica de cada criança através de amostras de sangue, e realizadas medições de tamanho, composição corporal, taxa metabólica e de atividade física.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera a obesidade infantil como um dos mais graves desafios de saúde pública para o século 21. Na Inglaterra, por exemplo, foi constatado que um terço das crianças entre 10 e 11 anos de idade estão acima do peso ou obesos. A diabetes tipo 2, que na maioria dos casos está diretamente relacionada à obesidade, agora é a doença crônica de mais rápido crescimento da infância. Prevê-se que uma em cada cinco das crianças nascidas no ano 2000 desenvolverá diabetes na vida.

Os autores do trabalho não têm uma explicação para o fenômeno que faz o adolescente, justamente na fase de maior crescimento, diminuir o consumo corporal de calorias. Eles especulam que a alteração metabólica inesperada poderia ser resultado de um traço evolucionário destinado a economizar calorias para o crescimento. Ou seja, no processo evolutivo seria necessário preservar calorias para garantir que o corpo teria o suficiente para suportar as mudanças durante a puberdade. Agora, nas residências em que a comida é abundante, o adolescente tem calorias suficiente para o desenvolvimento de seu corpo, consequentemente, a queda no consumo corpóreo significa ganho de peso em excesso. [4]

[1] Crédito da imagem: Meditations (Pixabay) / Creative Commons CC0. URL: https://pixabay.com/en/appetite-beef-big-bread-bun-1239200/.

[2] M Mostazir et al. Evidence for energy conservation during pubertal growth: A 10-year longitudinal study (EarlyBird 71). International Journal of Obesity 40, 1619 (2016).

[3] University of Exeter. Teenage weight gain down to dramatic drop in calories they burn. URL: http://www.exeter.ac.uk/news/featurednews/title_540917_en.html. Publicado em 8 de setembro (2016).

[4] Artigos relacionados: A obesidade afeta a percepção de distância e Insucesso das dietas.

Como citar este artigo: Claudio Macedo. A surpreendente obesidade na adolescência. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2016/09/a-surpreendente-obesidade-na-adolescencia/. Publicado em 08 de setembro (2016).

Artigos de Claudio Macedo     Home