Claudio Macedo
31/03/2016

Alimentos vegetarianos e veganos. [1]
Alimentos vegetarianos e veganos. [1]
Pesquisadores da Universidade de Oxford (Inglaterra) procuraram responder à complexa questão referente ao impacto na saúde e no meio ambiente na hipótese de mudanças alimentares globais até o ano de 2050. Eles consideraram quatro cenários: (1) manutenção do atual padrão alimentar; (2) forte redução do consumo de carnes; (3) adoção de uma dieta vegetariana (além de vegetais inclui leite e ovos); (4) adoção de uma dieta vegana (exclusivamente alimentos vegetais) [2].

O trabalho usou exclusivamente dados disponíveis na literatura científica. O estudo partiu da premissa que a escolha da nossa comida afeta nossa saúde e tem importantes implicações para o meio ambiente. O sistema alimentar é responsável por mais de um quarto de todas as emissões de gases de efeito estufa, dos quais até 80% são associados com a produção de gado [2].

O alto consumo de carne vermelha e o baixo consumo de frutas e vegetais são importantes fatores de risco relacionados com mortalidade precoce. Além disso, mais de um bilhão de pessoas estão acima do peso ou obesos. Sem mudanças na dieta, a situação deverá piorar à medida que cresce a população mundial, resultando em mais emissões de gases de efeito estufa e no aumento dos problemas de saúde associados ao peso do corpo e a dietas não saudáveis. As doenças consideradas no trabalho como relacionadas à alimentação foram: doença cardíaca coronariana, acidente vascular cerebral, diabetes tipo 2 e câncer [2].

A conclusão dos pesquisadores é que a transição para dietas com base nas plantas poderia reduzir a mortalidade global em 6-10% e as emissões de gases de efeito de estufa relacionadas com os alimentos em 29-70%, dependendo se for adotado pela população algum dos cenários de dieta (2), (3) ou (4) em comparação com o cenário de referência (1) em 2050.

A adoção em larga escala de dietas com forte redução de produtos de origem animal é muito difícil. Mas, certamente, estudos dessa natureza ajudarão na educação alimentar das pessoas, principalmente das novas gerações. [3]

[1] Crédito da imagem: Zeetz – originally posted to Flickr as Vegan, Gardein and Tofu, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=15797177.

[2] M Springmann et al. Analysis and valuation of the health and climate change cobenefits of dietary change. PNAS 113, 4146 (2016).

[3] Artigos relacionados: As quatro características de estilo de vida saudável, A obesidade afeta a percepção de distância, Insucesso das dietas, Como a temperatura afeta a economia? e Derretimento do gelo antártico.

Como citar este artigo: Claudio Macedo. O que aconteceria se todos passassem a ser vegetarianos? Saense. URL: http://www.saense.com.br/2016/03/o-que-aconteceria-se-todos-passassem-a-ser-vegetarianos/. Publicado em 31 de março (2016).

Artigos de Claudio Macedo     Home