Claudio Macedo
24/03/2016

Vida saudável. [1]
Vida saudável. [1]
Grupo de pesquisa norte-americano empreendeu um extenso estudo sobre a adoção, pelas pessoas, das características de estilo de vida saudável, e a associação entre diferentes combinações adotadas dessas características e biomarcadores de doenças cardiovasculares [2].

Eles avaliaram uma amostra nacionalmente representativa de 4.745 adultos norte-americanos, considerando os seguintes quatro parâmetros que indicam um estilo de vida saudável: atividade física regular, dieta saudável, abster-se de fumar e percentual normal de gordura corporal. Já entre os biomarcadores cardiovasculares foram considerados detalhadamente, por exemplo, colesterol, pressão arterial e glicose.

Os resultados indicaram que apenas 2,7% dos adultos adotam todas as quatro características de estilo de vida saudável. Além disso, foi observado que as pessoas que adotam maior número dentre as quatro características, possuem níveis de biomarcadores cardiovasculares mais favoráveis.

A pesquisa realizada [2] é muito especial por ter efetivamente mensurado os parâmetros de estilo de vida saudável em cada adulto participante, com exceção de um desses parâmetros, o referente aos detalhes da alimentação utilizada, que foi informado pelo participante do estudo.

O número das pessoas que adotam todas as quatro características de estilo de vida saudável é muito baixo. É fato que a pesquisa foi feita apenas com norte-americanos, mas, é possível, que números parecidos sejam encontrados em outras populações do mundo se forem feitas pesquisas semelhantes. [3]

[1] Crédito da imagem: Christy Wagner (idccollage on Flickr) / Creative Commons (CC BY-SA 2.0). URL: https://www.flickr.com/photos/73735208@N04/7938361672/.

[2] PD Loprinzi et al. Healthy Lifestyle Characteristics and Their Joint Association With Cardiovascular Disease Biomarkers in US Adults. Mayo Clinic Proceedings 91, 432 (2016).

[3] Artigos relacionados: A obesidade afeta a percepção de distância e Insucesso das dietas.

Como citar este artigo: Claudio Macedo. As quatro características de estilo de vida saudável. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2016/03/as-quatro-caracteristicas-de-estilo-de-vida-saudavel/. Publicado em 24 de março (2016).

Artigos de Claudio Macedo     Home