Marcelo Macedo
29/07/2017

Diagrama do sistema de abastecimento em movimento. [1]
Dentre os entraves que dificultam a implementação do carro elétrico em escala global, cita-se o custo, volume e peso das baterias recarregáveis de íon lítio, bem como a disponibilidade de jazidas minerais de sais de lítio. Ressalta-se, ainda, o enorme tempo de recarga das baterias comparado ao tempo de abastecimento de um veículo movido a combustível fóssil. Os aspectos expostos acima, aliados ao apelo por um planeta cada vez mais limpo, com menos emissão de CO2, motivam os pesquisadores a buscarem tecnologias que torne o carro elétrico cada vez mais viável economicamente, tal como o abastecimento em movimento [2].

O mecanismo que permite esse tipo de abastecimento se dá através do acoplamento de energia entre a rodovia e o veículo, com uma funcionalidade semelhante à de um transformador de tensão elétrica [3].

A bobina (L1) localizada abaixo do asfalto gera um fluxo magnético de alta frequência, em torno de 20 kHz, o qual, através do acoplamento com a bobina localizada dentro veículo (L2), gera uma corrente alternada. Essa corrente, ao passar por um retificador, é transformada em corrente contínua, capaz de recarregar as baterias do veículo [2].

A grande vantagem da implementação dessa tecnologia seria a redução da quantidade de baterias no veículo, o que reduziria o seu custo e o consumo energético devido a diminuição do peso. Além disso, permitiria percorrer longos percursos sem a necessidade de paradas obrigatórias, o que o tornaria, nesse sentido, superior ao veículo a combustão. Seu alto custo de implementação, entretanto, é atualmente o maior empecilho.

[1] Crédito da imagem: Marcelo Macedo.

[2] J Huh et al. Narrow-Width Inductive Power Transfer System for Online Electrical Vehicles. IEEE Transactions on Power Electronics 26, 3666 (2011).

[3] JG Bolger et al. Inductive power coupling for an electric highway system. Proc IEEE 28th Veh Technol Conf 10.1109/VTC.1978.1622522 (1978).

Como citar este artigo: Marcelo Macedo. Que tal um carro que é abastecido em movimento? Saense. URL: http://www.saense.com.br/2017/07/que-tal-um-carro-que-e-abastecido-em-movimento/. Publicado em 29 de julho (2017).

Artigos de Marcelo Macedo     Home