Claudio Macedo
27/06/2017

Efeitos do aquecimento global: geleira no Alasca em julho de 1909 e em agosto de 2004. [1]
O aumento da concentração de gás carbônico (CO2) na atmosfera é o problema central do chamado aquecimento global. Estudos têm demonstrado que 65% desse aumento de CO2 é devido ao uso de combustíveis fósseis [2]. Agora, pesquisadores europeus relatam ter desenvolvido uma forma de converter o CO2 da atmosfera em combustíveis a partir de energia solar e eletrocatalisadores feitos com materiais abundantes na natureza [3]. Isso, em termos práticos, significa estabelecer um círculo virtuoso de produção e uso de energia sustentável: o uso do combustível gera CO2 que é convertido, usando a energia solar, novamente em combustível.

No trabalho, os autores criaram um catalizador, baseado em nanofios de óxido de cobre (CuO), que viabiliza a eletrólise capaz de converter CO2 em monóxido de carbono (CO) e oxigênio usando energia solar com uma eficiência de 13,4%, o que é considerando excelente. O processo segue com a mistura de CO com hidrogênio para produzir combustíveis como, por exemplo, a gasolina.

O processo desenvolvido pelos pesquisadores é notável e certamente impactará o nosso entendimento de energia sustentável. A grande perspectiva de desenvolvimento desse processo inovador é, em futuro próximo, conseguir viabilizar a produção direta de combustíveis, tipo etanol (CH3CH2OH), sem precisar passar pela produção inicial de monóxido de carbono. Cabe destacar, que esse tipo de produção direta de combustíveis já tem sido obtido em trabalhos anteriores, com o uso de catalizadores baseados em metais nobres (ouro, prata platina), o que, infelizmente, torna a produção de combustíveis economicamente inviável. Então, vamos esperar que logo se tenha sucesso na conversão direta de CO2 em etanol com o novo processo, que promete custos baixos o suficiente para ser um procedimento economicamente competitivo em comparação com o uso de combustíveis fósseis. [4]

[1] Crédito das imagens: Ulysses Sherman Grant [July 7th, 1909, USGS photo library] e Bruce F. Molnia [August 11, 2004, USGS photo library] (Wikimedia Commons) / Creative Commons (CC-BY-SA-3.0). URL: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:McCarty_Glacier.jpg.

[2] Claudio Macedo. Como reduzir o consumo de combustíveis fósseis e impedir o desastre ambiental? Saense. Publicado em 12 de fevereiro (2016).

[3] M Schreier et al. Solar conversion of CO2 to CO using Earth-abundant electrocatalysts prepared by atomic layer modification of CuO. Nature Energy 2, 17087 (2017).

[4] Artigos relacionados: Adotaremos a energia sustentável a tempo?, O surpreendente aumento de produção de energia renovável e Como reduzir o consumo de combustíveis fósseis e impedir o desastre ambiental?

Como citar este artigo: Claudio Macedo. O círculo virtuoso do combustível reciclado de gás carbônico. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2017/06/o-circulo-virtuoso-do-combustivel-reciclado-de-gas-carbonico/. Publicado em 27 de junho (2017).

Artigos de Claudio Macedo     Home