Claudio Macedo
24/05/2016

Vírus Zica. [1]
Vírus Zica. [1]
Os vírus das diferentes doenças são distintos entre si e cada um pode regularmente sofrer mutações que criam estirpes diferentes. Isso dificulta o combate de enfermidades como zica, dengue, chikungunya, ebola e outras.

Pesquisadores singapurenses e norte-americanos desenvolveram um novo método para combater os mais variados tipos de vírus que causam doenças [2]. A abordagem inovadora do trabalho foi fixar toda a atenção às características comuns dos vírus, ignorando os detalhes dos DNAs e RNAs. Nessa direção, eles estudaram profundamente a ação das glicoproteínas [3], que são grandes moléculas ligadas ao exterior de todos os vírus e capazes de se fixarem nas células do corpo humano. Na sequência, eles desenvolveram uma macromolécula que atrai os vírus e neutraliza os níveis de acidez das glicoproteínas. Isso faz com que os vírus sejam menos capazes de se replicarem. Além disso, no processo, a macromolécula libera o açúcar manose [4], cujas moléculas se ligam às células saudáveis do sistema imunológico e as fazem acelerar a luta contra a infecção.

A grande notícia sobre esse novo processo é que todos os testes feitos em laboratório tiveram sucesso. Nesses testes foram utilizadas importantes variedades de vírus: dengue, gripe, chikungunya, enterovírus 71, ebola, marburg, e herpes simples.

O objetivo final dos pesquisadores é desenvolver uma vacina ampla capaz de enfrentar qualquer tipo de vírus, mas isso pode levar ainda um bom tempo. No curto prazo, eles pretendem usar as macromoléculas em lenços e detergentes antivirais. [5]

[1] Crédito da imagem: Manuel Almagro Rivas – Own work, CC BY-SA 4.0. URL: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=47941048.

[2] K Ichiyama et al. Cooperative Orthogonal Macromolecular Assemblies with Broad Spectrum Antiviral Activity, High Selectivity, and Resistance Mitigation. Macromolecules 49, 2618 (2016).

[3] Wikipédia. Glicoproteína. URL: https://pt.wikipedia.org/wiki/Glicoprote%C3%ADna. Acesso: 23 de maio (2016).

[4] Wikipedia. Mannose. URL: https://en.wikipedia.org/wiki/Mannose . Acesso: 23 de maio (2016).

[5] Artigo relacionado: Vacina experimental contra dengue 100% eficaz.

Como citar este artigo: Claudio Macedo. Uma vacina contra todos os tipos de vírus? Saense. URL: http://www.saense.com.br/2016/05/uma-vacina-contra-todos-os-tipos-de-virus/. Publicado em 24 de maio (2016).

Artigos de Claudio Macedo     Home