Claudio Macedo
12/04/2016

Painéis solares. [1]
Painéis solares. [1]
A produção de energia por painéis de células solares (fotovoltaicas) ainda enfrenta um importante desafio na operação nos períodos em que não ocorre adequadamente radiação solar.

Pesquisadores chineses apresentaram um processo inovador de fabricação de células solares que permite a flexibilidade de produção de eletricidade pela célula tanto com luz solar quanto com água de chuva [2].

A inovação é resultado da observação que a água da chuva contém naturalmente sais sob a forma de íons positivos e negativos. Os autores do trabalho, levando isso em conta, adicionaram folhas de grafeno na célula solar visando separar os íons positivos e negativos oriundos da chuva e, assim, criar uma espécie de capacitor nas camadas de grafeno. A diferença de potencial elétrico entre camadas com cargas positivas e negativas é suficientemente forte para gerar corrente elétrica [2].

A situação atual da pesquisa é desenvolver ajustes na tecnologia de estruturação das células para lidar com a variedade de íons que são encontrados nas águas das chuvas de diferentes lugares.

Os pesquisadores ressaltam que o novo dispositivo demonstrou muita estabilidade nos testes, tornando-se, assim, efetivamente promissor na produção de eletricidade a partir da água da chuva.

Este trabalho representa um avanço significativo, uma vez que traz um conceito de desenvolvimento de células solares para todos os climas, isto é, células que podem gerar eletricidade por todo o tempo. A expectativa é que essa inovação seja mais um fator importante para a ampliação do uso de energias renováveis. [3]

[1] Crédito da imagem: Oregon DOT (Flickr) / Creative Commons (CC BY 2.0). URL: https://www.flickr.com/photos/oregondot/3077173597.

[2] Q Tang et al. A Solar Cell That Is Triggered by Sun and Rain. Angewandte Chemie Int Ed 55, 5243 (2016).

[3] Artigos relacionados: Obtendo eficiência plena na produção de combustível limpo e renovável, Imitando a fotossíntese para produzir combustível não poluente e Bateria de fluxo.

Como citar este artigo: Claudio Macedo. Célula solar eficiente até na chuva! Saense. URL: http://www.saense.com.br/2016/04/celula-solar-eficiente-ate-na-chuva/. Publicado em 12 de abril (2016).

Artigos de Claudio Macedo     Home