Ana Maia
16/11/2015

Mamografia. Crédito: Rhoda Baer / Wikimedia Commons.
Mamografia. [1]
Estudo japonês, que analisou cerca de 73.000 mulheres entre 40 e 49 anos submetidas a exames periódicos de mamografia, mostrou que há significativo aumento da taxa de detecção de câncer de mama, sobretudo em estágio inicial, quando as mulheres realizam ao mesmo tempo exames de ultrassonografia mamária [2].

As mulheres foram divididas em dois grupos: o de controle, que se submeteu a mamografia apenas, como é recomendado mundialmente para rastreamento de câncer de mama; e o experimental, para o qual o protocolo de diagnóstico foi a obtenção concomitante de imagens de mamografia e ultrassonografia mamária.

No grupo que fez mamografia e ultrassonografia (grupo experimental), 91% dos cânceres foram corretamente identificados, enquanto que apenas 77% foram identificados com precisão no grupo que se submeteu apenas à mamografia (grupo de controle). Os números são ainda mais impressionantes quando são analisados apenas os casos de câncer em estágio inicial: 71% dos cânceres do grupo experimental foram detectados em estágio inicial, enquanto que apenas 51% dos cânceres do grupo de controle foram detectados neste estágio.

Cabe ressaltar, contudo, que a pesquisa foi feita com uma população específica. As mulheres japonesas apresentam, de modo geral, mamas densas e é mais frequente cânceres em mulheres jovens. Contudo, as conclusões poderão auxiliar no aumento de taxa de detecção de câncer de mama para todas as populações, visto que mostra melhora de eficiência de detecção exatamente nas mulheres para as quais a mamografia sabidamente produz imagens com qualidade diagnóstica menor.

O fato concreto é que os resultados da pesquisa são animadores para as mulheres jovens e de mama densa, porque a técnica de imagem por ultrassom é barata, de alta disponibilidade e, sobretudo, não apresenta riscos às pacientes, pois não usa radiação ionizante.[3]

[1] Crédito da imagem: Rhoda Baer / Wikimedia Commons. URL: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Woman_receives_mammogram.jpg.

[2] N Ohuchi et al. Sensitivity and specificity of mammography and adjunctive ultrasonography to screen for breast cancer in the Japan Strategic Anti-cancer Randomized Trial (J-START): a randomised controlled trial. The Lancet 387, 341 (2016).

[3] Post relacionado: Monitorando o câncer por exame de sangue.

Como citar este artigo: Ana Maia. Detecção mais eficiente de câncer de mama. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2015/11/deteccao-mais-eficiente-de-cancer-de-mama/. Publicado em 16 de novembro (2015).

Artigos de Ana Maia     Home