Claudio Macedo
06/10/2015

Tutoria por Tulane Public Relations (Tutoring Center, uploaded by AlbertHerring) / Wikimedia Commons
Tutoria. [1]
Pesquisa feita em instituições norte-americanas [2] descobriu que tutoria cognitiva individualizada corrige a função cerebral em crianças com dificuldades de aprendizagem matemática [3].

O uso de tutoria para ajudar o desenvolvimento educacional de crianças com dificuldade de aprendizado de Matemática tem longa história. Muitos pais utilizam os serviços de “banca” para isso.

A pesquisa, agora divulgada, mostra que, numa tutoria cognitiva individualizada, não só é real a melhoria de desempenho da criança no aprendizado de Matemática como, efetivamente, ocorre uma normalização neurológica nas áreas cerebrais que suportam os processos necessários para o sucesso na solução numérica de problemas. Isto é, ocorre normalização nas funções relacionadas à quantidade, atenção visual e espacial, memória de trabalho e ao controle cognitivo.

O estudo considerou crianças que tinham dificuldade de aprender Matemática e crianças sem dificuldade. Foram realizados exames de ressonância magnética nos cérebros de todas as crianças, antes e depois de oito semanas de tutoria individualizada em ensino de Matemática. As funções cerebrais analisadas das crianças que tinham dificuldade de aprender antes da tutoria eram diferentes das crianças que não tinham dificuldades. As referidas funções cerebrais passaram a ser iguais em todas as crianças, após o período de tutoria. Isto é, as crianças que originalmente tinham dificuldade de aprender, passaram a aprender normalmente e tiveram suas funções cerebrais normalizadas [3].

O que devemos extrair desse trabalho é que: (a) todas as crianças, no seu processo educacional, devem sempre ser colocadas em situações que promovam o desenvolvimento de funções cognitivas, tais como, imaginação, raciocínio, percepção, atenção, memória e ação; (b) é possível a plena recuperação cognitiva no que diz respeito à aptidão de aprender Matemática; (c) tutoria individualizada (banca), com técnicas cognitivas, pode ser um excelente instrumento de recuperação no processo de aprendizagem.

[1] Crédito da imagem: Tulane Public Relations / Creative Commons (CC BY 2.0). URL: https://commons.wikimedia.org/wiki/File%3ATutoring_Center_(3349979270).jpg.

[2] Instituições: Stanford University (USA) e Vanderbilt University (USA)

[3] T Iuculano et al. Cognitive tutoring induces widespread neuroplasticity and remediates brain function in children with mathematical learning disabilities. Nature Communications 6, 8453 (2015).

Como citar este artigo: Claudio Macedo. Superando dificuldades de aprender Matemática. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2015/10/superando-dificuldades-de-aprender-matematica/. Publicado em 06 de outubro (2015).

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