Claudio Macedo
24/09/2015

Café por Shuttestock/Creative Commons
Café. [1]
Experiências feitas em laboratórios [2] descobriram que a cafeína atrasa o relógio interno das pessoas. Foi observado que tomar uma xícara de café, equivalente a um expresso duplo, 3 horas antes do horário habitual de dormir, atrasa o relógio interno (ciclo circadiano) em 40 minutos [3].

Era conhecido que o nosso relógio interno sofre alterações por variação de luz ambiente, temperatura e outros fatores ambientais, além de agentes farmacológicos. Por exemplo, a exposição a luz brilhante próximo da hora de deitar atrasa o ciclo circadiano.

Todos os que tomam café sabem que a cafeína dificulta o sono e, por isso, muitos evitam tomar café à noite. A novidade é a verificação que há um mecanismo biológico que faz a cafeína atrasar o ciclo circadiano. Em termos prático, a descoberta pode fazer possível o uso de cafeína no tratamento de alguns tipos de desordens de sono, incluindo o fenômeno jet lag devido ao fuso horário de longas viagens internacionais.

[1] Crédito da imagem: Pixabay / Creative Commons CC0. URL: https://pixabay.com/en/coffee-cup-benefit-from-coffee-cup-631759/.

[2] Instituições: University of Colorado Boulder (USA) e MRC Laboratory of Molecular Biology (UK).

[3] TM Burke et al. Effects of caffeine on the human circadian clock in vivo and in vitro. Science Translational Medicine 7, 305ra146 (2015).

Como citar este artigo: Claudio Macedo. A cafeína e o sono. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2015/09/a-cafeina-e-o-sono/. Publicado em 24 de setembro (2015).

Artigos de Claudio Macedo     Home