BepiColombo decola para investigar os mistérios de Mercúrio
ESA, 26/10/2018
BepiColombo é composta por duas sondas científicas: a Sonda Planetária de Mercúrio (MPO) da ESA e a Sonda Magnetosférica de Mercúrio da JAXA. O Módulo de Transferência de Mercúrio (MTM), construído pela ESA, transportará as sondas para Mercúrio usando uma combinação de propulsão elétrica solar e sobrevoos de assistência à gravidade, com um sobrevoo na Terra, dois em Vénus e seis em Mercúrio, antes de entrar em órbita em Mercúrio em 2025.

Vírus que infecta porcos na China é encontrado em humanos no Brasil
Agência FAPESP, 25/10/2018
O vírus foi descoberto nas fezes de uma criança acometida de gastroenterite e descrito por pesquisadores de várias instituições brasileiras e dos Estados Unidos.

O Pirata dos Céus do Sul
ESO, 24/10/2018
Esta imagem da região de formação estelar ativa NGC 2467, por vezes referida como Nebulosa da Caveira e Ossos, tem tanto de sinistro como de bonito.

Inventários florestais utilizando sensoriamento remoto orbital
Pesquisa para Inovação, 24/10/2018
Duas empresas desenvolverem um sistema de inventários florestais para empresas brasileiras de papel e celulose, baseado em sensoriamento remoto orbital utilizando imagens ópticas e de radar.

Nuvens em torno do nosso buraco negro supermassivo local
ESO, 23/10/2018
Esta imagem mostra a região que rodeia Sagitário A*, o buraco negro supermassivo que se esconde no centro da Via Láctea — assinalado aqui com um pequeno círculo vermelho. Novas pesquisas revelaram evidências da existência de gás e poeira interestelares orbitando o buraco negro a altas velocidades.

Aumento das enchentes do rio Amazonas
Agência FAPESP, 23/10/2018
Na primeira parte do século passado houve uma cheia severa, aproximadamente, a cada 20 anos. Atualmente, cheias extremas ocorrem, na média, a cada quatro anos.

A dinâmica de formação das dunas
Agência FAPESP, 23/10/2018
Dunas de areia de tipo barcana são estruturas que aparecem nos mais variados ambientes: nas praias e desertos, nos fundos dos rios e oceanos, nos interiores de tubulações de água e petróleo, na superfície de Marte e em outros planetas com presença de areia e atmosfera.

Previsão de convulsões em pacientes com epilepsia
Agência FAPESP, 22/10/2018
“Os resultados obtidos podem contribuir significativamente na melhora da qualidade de vida de pacientes com epilepsia que se veem muitas vezes isolados por conta do impacto físico, psicológico e social que a doença ainda apresenta.”

Comida síria transporta imaginário de refugiados para lugar que não existe mais
Agência FAPESP, 22/10/2018
A culinária é algo que permeia muitos aspectos da vida. Um simples prato pode fazer lembrar de alguém especial. O valor simbólico da comida também está no cheiro de um tempero, por exemplo, capaz de remeter imediatamente a um lugar ou situação do passado e a tudo o que se passava e era sentido naquele tempo.

Fabricando peças de metal por impressão 3D
Agência FAPESP, 19/10/2018
Assim como é possível hoje fabricar por meio de impressão 3D uma diversidade de objetos à base de polímero (plástico), em breve também será possível criar peças à base de metal por meio dessa técnica combinada com alguns processos de usinagem.

Padrões de expressão em proteínas secretadas por células de melanoma humano
Agência FAPESP, 19/10/2018
“Analisamos o padrão de expressão das proteínas secretadas, ou seja, quanto há de determinada proteína em cada linhagem celular. Nessa análise, ficou claro quais são os padrões de expressão em cada tipo de célula, conforme as proteínas sofrem alteração. Nosso objetivo final é usar essa descoberta com outros dados para poder entender o desenvolvimento do câncer ou prospectar marcadores associados a processos importantes da doença.”

Frutas que são fontes promissoras de compostos bioativos
Agência FAPESP, 18/10/2018
Usada na medicina popular para tratar diarreia e estimular o sistema imunológico, a mirtilo rosa é uma das maiores fontes no reino vegetal de piceatannol – um composto fenólico mais ativo que o resveratrol, encontrado principalmente na casca da uva, em termos de propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antiproliferativas e antilipogênicas.

Milhares de artrópodes estão desaparecendo, e isso não é nada bom!
Luana Mendonça, 18/10/2018
A abundância de artrópodes na Floresta Tropical de Liquilo diminuiu, no período de 1978-2015, entre quatro e oito vezes, incluindo os 10 maiores grupos de artrópode da região. Quais são os efeitos dessa perda para a cadeia alimentar, para a manutenção dos ecossistemas e para a biodiversidade?

Melhores formas de usar a biomassa
Agência FAPESP, 18/10/2018
A biomassa é uma fonte abundante de polissacarídeos como a celulose, que podem ser utilizados como matéria-prima renovável para a produção de biocombustíveis e de compostos de química verde, entre outros.

Hyperion: o maior proto-superaglomerado de galáxias
ESO, 17/10/2018
“Compreender o Hyperion e ver como se compara a estruturas semelhantes recentes pode dar-nos pistas sobre como é que o Universo se desenvolveu no passado e como evoluirá no futuro, dando-nos ainda a oportunidade de desafiar alguns modelos de formação de superaglomerados.”

Nanoestruturas porosas inspiradas em sistemas biológicos
LNLS, 17/10/2018
Pesquisa busca reproduzir a morfologia de sistemas biológicos complexos em escala nanométrica para fins tecnológicos.

Teste inovador para hepatite C
Pesquisa para Inovação, 17/10/2018
“Essa parceria possibilitará que a Custom Biologics e a DGLab desenvolvam um teste de ácido nucleico (NAT) para a hepatite C rápido e eficaz em termos de custo, utilizando amostras de sangue.”

Monitorando a poluição sonora nas cidades
Agência FAPESP, 16/10/2018
“As árvores são um meio natural para o controle de ruído nas cidades, uma vez que contribuem para diminuição da propagação do som. A redução do ruído por meio do plantio de vegetação traz benefícios adicionais para as cidades.”

A estreita relação entre álcool, drogas e violência
Agência FAPESP, 16/10/2018
O consumo de álcool ou de pelo menos um tipo de droga guarda associação com mais da metade (55%) das mortes violentas ocorridas na capital paulista entre 2014 e 2015.

Molécula usada como mucolítico pode combater doenças bacterianas em culturas agrícolas
Agência FAPESP, 15/10/2018
Nos testes em campo, as plantas com cancro cítrico e que receberam o produto pulverizado apresentaram uma regressão da doença comparável ao das tratadas só com cobre. E os laranjais com CVC ou sadios tratados com os produtos à base de NAC apresentaram maior produtividade e diâmetro maior dos frutos que os que não receberam o mesmo tratamento.

Projeto pretende retardar o envelhecimento do sistema imune humano
Agência FAPESP, 15/10/2018
“Dessa forma, seria possível intervir de modo personalizado em doenças crônicas para melhorar a resposta ao tratamento, desenvolver terapias novas e mais eficientes.”

E o Nobel vai para…pinças óticas e lasers ultrapotentes
Antônio Murilo Macedo, 15/10/2018
As pinças óticas são hoje um instrumento corriqueiro nos laboratórios de pesquisa biológica. Da mesma forma, lasers potentes ultracurtos são usados em cirurgias de correção ocular em todo o mundo. Podemos também citar algumas aplicações menos conhecidas, como o uso de pinças óticas na arquitetura de computadores quânticos ou o uso de feixes de alta potência para produzir matéria a partir do vácuo quântico.

As lagrimas de um são o alimento do outro… literalmente!
Luana Mendonça, 01/10/2018
As relações entre espécies é uma regra, todos os organismos vivos precisam interagir com outros organismos, de diferentes formas, para sobreviver.

Agricultura de precisão com IoT e Inteligência Artificial
Marco Túlio Chella, 26/09/2018
O processo de análise consiste em inserir um papel sensível em um cartão com furos e aplicar uma gota de solução preparada com amostra do solo. Após alguns instantes, o papel muda de cor; o usuário por meio do aplicativo tira uma foto do cartão e envia a foto para uma aplicação em nuvem, que efetua a análise da variação de cor no cartão e retorna o resultado para o smartphone, exibindo, imediatamente, as informações sobre o solo na tela.

Será que ele não se escuta mastigando? A ciência acha que não!
Matheus Macedo-Lima, 26/09/2018
O mecanismo que faz com que o seu colega não perceba que tomar sopa daquele jeito te enlouquece é o mesmo que pode salvar sua vida numa rua deserta. Talvez lembrar disso te ajude no primeiro caso!

Tomar café traz benefícios ao seu fígado! Já tomou um cafezinho hoje?
Tábata Bergonci, 25/09/2018
Muitos estudos mostram que a ingestão de cafeína, principal substância encontrada no café, em quantidades baixas traz vários benefícios para saúde: melhora o humor e a memória e ajuda o cérebro a focar. Agora, novas pesquisas vêm mostrando que o café ajuda seu fígado!

Gentileza: um ato que parece insignificante, mas que pode dar sentido ao dia a dia
Zenith Nara Costa Delabrida, 17/09/2018
A felicidade não está relacionada a dinheiro, mas aos laços sociais que você cultiva ao longo da vida. Esses laços são poderosos preditores de saúde e bem-estar ao final da vida.

Enxergando as vozes da multidão…!
Hendrik Macedo, 12/09/2018
Quem sabe até esse tipo de Inteligência Artificial não possa diminuir o esforço da Siri e seus amigos em “enxergar” o que diabos seus donos estão pedindo!

Pesquisadores tentam acelerar o processo evolutivo para salvar uma espécie de marsupial da Austrália
Luana Mendonça, 31/08/2018
O sucesso desse experimento pode não apenas salvar uma espécie ameaçada de extinção, mas também ser aplicado em outras espécies ameaçadas pela presença de espécies introduzidas ao redor do mundo.

Crença em criacionismo e em conspirações é mais comum em quem crê que “nada acontece por acaso”
Matheus Macedo-Lima, 22/08/2018
Parafraseando um astrofísico famoso, a melhor coisa sobre a Ciência e o método científico é que o seu produto é a Verdade, independentemente de você acreditar nela ou não.

Óculos que monitora a pressão arterial
Marco Túlio Chella, 21/08/2018
Certamente não será difícil adicionar ao dispositivo um mecanismo de comunicação que permita, além do monitoramento contínuo, o acompanhamento em tempo real das condições do paciente.

As estatísticas do câncer de pele não-melanoma
Carlos Anselmo Lima, 14/08/2018
As altas taxas registradas em Aracaju são semelhantes às registradas em Israel, localizado em latitude semelhante, mas inferiores àquelas estabelecidas na Austrália, país-continente tropical, mas de população de descendência europeia e, portanto, de maior susceptibilidade para o câncer de pele.

O pêndulo de Newton quântico
Antônio Murilo Macedo, 12/08/2018
O entendimento deste tipo de sistema é essencial para projetar arquiteturas de computadores quânticos eficientes e para construir protocolos eficazes de combate à perda de informação por termalização.

A evolução da cooperação
Paulo Campos, 03/08/2018
Esses desenvolvimentos recentes, tanto teóricos como experimentais, nos ajudarão a melhor compreender o papel da cooperação e seu estabelecimento nos mais diversos níveis de organização biológica.

A impressionante habilidade de se criar vídeos falsos artificialmente
Hendrik Macedo, 31/07/2018
Pois é… se uma fake news em texto incomoda muita gente, uma fake news em vídeo vai incomodar muuuuuito mais (em minha opinião, elefantes não incomodam ninguém!).

Consumo de gordura regula a absorção de calorias e o ganho de peso
Claudio Macedo, 30/07/2018
O que essa nova pesquisa está indicando é que se o teor de gordura de nossa alimentação é maior, maior será a absorção de calorias e maior será o aumento de nosso peso corporal.

Um neurônio que regula o apetite e a ansiedade
Matheus Macedo-Lima, 25/07/2018
Um relacionamento que termina, a perda de um emprego ou de um ente querido… um tema comum a esses eventos é uma reação emocional “de corpo inteiro”. Em outras palavras, parece que tudo dói. E dói de verdade!

Um robô assistente na estação espacial
Marco Túlio Chella, 20/07/2018
A interação social entre pessoas e máquinas equipadas para reconhecer e lidar com aspectos emocionais pode desempenhar papel fundamental em missões espaciais de longa duração.

O efeito dominó inimaginável: ratos diminuem a comunidade de aves marinhas, que diminui o volume de excremento de ave produzido e gera uma diminuição de recifes de corais!
Luana Mendonça, 18/07/2018
Outro resultado interessante encontrado foi que os peixes dos recifes próximos às ilhas sem ratos cresceram mais rápido e tinham maior biomassa comparado com os das ilhas infestadas.

Poeira lunar pode danificar o DNA de humanos
Tábata Bergonci, 21/06/2018
Evitar a inalação da poeira lunar será importante para futuros exploradores. Agora, além dos estudos para gerar água, comida, energia e ar respirável em solo lunar, também serão necessárias profundas pesquisas para entender o impacto do solo lunar em humanos expostos por longos períodos a ele.

Reduções de nutrientes a longo prazo levam à recuperação sem precedentes na Baía de Chesapeake, Estados Unidos
Luana Mendonça, 19/06/2018
O resultado de centenas de anos de degradação e uso, em muitos locais de costa, são áreas sem nenhuma vegetação nativa, erosão, poluição costeira, diminuição da fauna e flora local e, caso as pessoas não tenham percebido, diminuição da qualidade de vida.

Apagar informação quântica dissipa calor
Antônio Murilo Macedo, 10/06/2018
O estudo das conexões fundamentais entre termodinâmica e informação forma um tema fascinante de pesquisa com o princípio de Landauer tendo um papel de destaque. Considerando o princípio de Landauer como uma lei fundamental da física, podemos então afirmar que “computação é física”.

O grande avanço da “inteligência” na computação forense
Hendrik Macedo, 02/06/2018
Ficará a critério da sociedade decidir se deve ou não confiar o futuro de algumas vidas humanas presentes no banco dos réus ao depoimento em juízo de um algoritmo superinteligente que adora esconder sua forma de trabalho.

A produção de conhecimento científico em Sergipe: quantidade e qualidade
Marcus Eugênio Oliveira Lima, Raquel Meister Ko Freitag e Diego Menezes, 01/06/2018
Investir em CT&I significa diminuir desigualdades, melhorar processos e produtos, aperfeiçoar relações sociais, usar e controlar de forma mais eficiente e sustentável os recursos, entender e intervir de forma mais adequada nos conflitos.

Previsibilidade em evolução
Paulo Campos, 23/05/2018
O estudo da previsibilidade e repetibilidade em evolução nos ajudará a compreender melhor não apenas os processos evolutivos, mas também a natureza dos processos de otimização em um contexto bem mais amplo, com aplicações na biologia, física, química e principalmente em problemas de engenharia.

A cura para a síndrome do ovário policístico, a maior causa de infertilidade feminina
Matheus Macedo-Lima, 23/05/2018
Vamos torcer para que os testes clínicos deem resultado. Este achado pode muito bem ser uma das maiores descobertas da década! Para quem já possui SOP, que tal utilizar apenas uma droga para tratar a SOP como um todo e sem efeitos colaterais? Que tal prevenir o aparecimento de SOP ainda no útero e acabar de uma vez por todas com essa doença?

IoTAR – A convergência da Internet das coisas com realidade aumentada
Marco Túlio Chella, 22/05/2018
Uma das primeiras aplicações de sucesso da IoTAR foi o jogo Pokémon Go, em que o cenário é o mundo real combinado com objetos gráficos em 3D posicionados no espaço pelos recursos de geolocalização dos smartphones.

Máquina cria sozinha novas fases em jogos eletrônicos
Hendrik Macedo, 20/05/2018
Num mundo onde se prevê que a indústria de jogos eletrônicos movimente algo em torno de US$ 170 bilhões só neste ano de 2018 (valor maior que o PIB de mais de 100 países), dá para entender toda essa corrida por métodos automáticos/inteligentes que facilitem a vida do desenvolvedor e agilizem o lançamento de jogos cada vez mais interessantes, desafiadores e, por que não, infindáveis.

Armadilha letal criada pela evolução adaptativa: borboletas que se adaptaram a recurso exótico se extinguem localmente
Luana Mendonça, 15/05/2018
Pesquisadores previram que, caso a borboleta deixasse de utilizar a planta nativa, ela iria acabar se extinguindo localmente, pois a disponibilidade da planta exótica era controlada pelos humanos e seu gado. Infelizmente a predição estava correta.

Cristais do tempo
Antônio Murilo Macedo, 13/05/2018
A comprovação experimental da emergência desta exótica fase quântica com quebra espontânea de simetria de translação temporal é sem dúvida um resultado conceitual significativo. Possíveis aplicações incluem implementações de protocolos de informação quântica e a realização de memórias quânticas robustas.

Uma enzima que degrada plástico? Sim!
Tábata Bergonci, 02/05/2018
A descoberta de uma bactéria que utiliza PET como fonte de carbono e energia despertou significante interesse para desvendar qual o mecanismo de enzimas que funcionam em substratos tão resistentes, e que parecem estar há séculos na natureza.

Novo exame de sangue detecta risco de Alzheimer anos antes de sintomas aparecerem
Matheus Macedo-Lima, 25/04/2018
Essa possibilidade de detecção precoce pode impactar positivamente a vida de muitos milhões de pessoas, pois possibilitará um melhor preparo para que famílias lidem emocionalmente e providenciem cuidados a um familiar com doença de Alzheimer.

Diagnóstico de retinopatia diabética com imagens de smartphone
Hendrik Macedo, 22/04/2018
O trabalho realizado demonstrou ser possível utilizar imagens obtidas com auxílio de um smartphone para diagnosticar retinopatia diabética em doentes com boa acurácia.

A convergência entre blockchain e IoT
Marco Túlio Chella, 21/04/2018
Os benefícios prometidos pelos dispositivos conectados em rede só serão efetivamente aplicados em ambientes reais quando operações básicas como troca de dados, autenticação e registro ocorrerem com segurança. A tecnologia de blockchain é uma promessa que pode contribuir com a segurança e ainda oferecer novas funcionalidades e recursos.

O aumento das temperaturas globais pode estar modificando o sincronismo das espécies!
Luana Mendonça, 19/04/2018
O sincronismo das espécies é fundamental para a vida. Será que as espécies serão capazes de, evolutivamente, adaptar-se às novas mudanças no clima e restabelecerem seu sincronismo?

Quando terei um robô para me ajudar nas tarefas domésticas?
Eduardo Freire, 16/04/2018
A forma como interagimos uns com os outros é através da fala e dos gestos. Talvez seja possível criar um vocabulário de gestos que seja intuitivo para pessoas de diferentes países possam interagir com o robô. Além disso, também são fundamentais os estudos envolvendo interação homem-máquina usando linguagem natural.

Comunicação quântica é via dupla
Antônio Murilo Macedo, 15/04/2018
Combinando com outros resultados recentes, como a descoberta de materiais adequados para memórias quânticas, este experimento poderá estar abrindo as portas para a demonstração experimental da viabilidade prática de uma internet quântica rápida e segura.

Azul é a cor mais… inexistente!
Tábata Bergonci, 11/04/2018
O que os estudos vêm mostrando é que, em geral, as sociedades humanas conseguem ver apenas o que elas conseguem nomear. Parece que antes do azul virar um conceito comum os humanos o viam… Mas não sabiam que estavam vendo…

As máquinas podem ter sinapses eletrônicas
Adolfo Melo, 30/03/2018
Uma potencialidade pode ser a associação dos memristors com a arquitetura de processadores e HDs, onde as regiões mais utilizadas pelo usuário serão mais facilmente acessadas pelo diverso histórico de uso.

A ciência do horário de começar as aulas: quanto mais tarde melhor
Matheus Macedo-Lima, 28/03/2018
Então, a reestruturação dos horários escolares parece ser um dos remédios mais eficazes para melhorar o aprendizado em jovens. No Brasil, só falta por isso em prática.

A relação entre complexidade e tamanho em biologia evolucionária
Paulo Campos, 26/03/2018
Acreditamos que esses desenvolvimentos teóricos e experimentais poderão enfim nos ajudar em breve a obter um entendimento mais profundo sobre os mecanismos que guiam a complexidade, e sua relação com a organização biológica. Como consequência direta, teremos a extensão deste entendimento para a evolução social, e a organização estrutural em sociedades.

Na batalha (quase) nenhuma formiga é deixada para trás!!
Luana Mendonça, 20/03/2018
Formigas africanas proporcionam ajuda seletiva e tratamento para companheiras de ninho! Esse tipo de comportamento relacionado ao resgate e tratamento de feridos em batalha só tinha sido observado em humanos e parece ser uma estratégia evolutiva crucial para a manutenção das colônias de Megaponera analis.

Equipamentos de baixo custo para popularizar neurociência
Marco Túlio Chella, 19/03/2018
“Uma em cada cinco pessoas vão ser diagnosticadas com algum tipo de desordem neurológica, a maioria sem cura. Precisamos de mais pessoas educadas em neurociência para investigar essas doenças.”

O sexo das plantas
Tábata Bergonci, 14/03/2018
As plantas, assim como os animais, são seres vivos que se reproduzem com a combinação de gametas femininos e masculinos. Duas proteínas, RALF4 e RALF19, específicas de grãos de pólen, são as responsáveis por manter o tubo polínico íntegro até que este alcance o óvulo. O trabalho vem sanar uma grande dúvida que pairou por décadas na biologia vegetal.

Mostra-me como andas e te direi quem és
Hendrik Macedo, 13/03/2018
Por exemplo, foi observado nos EUA que se o número de carros sedan encontrados durante um passeio por uma cidade for maior que o número de pick-ups, a cidade votará em um candidato Democrata na eleição presidencial seguinte com 88% de certeza; caso contrário, existe 82% de chance de um Republicano ser o preferido.

Tomografia quântica com redes neurais
Antônio Murilo Macedo, 11/03/2018
Redes neurais poderiam nos ajudar a desenvolver uma linguagem sintética para apresentar as leis da física de forma que capturem apenas a informação relevante de cada fenômeno. Em uma simples analogia computacional, podemos dizer que as redes neurais podem nos ajudar a desenvolver uma “linguagem de alto nível” para substituir a atual “linguagem de máquina” da mecânica quântica.

“Se for preto atire primeiro”
Marcus Eugênio Oliveira Lima, 01/03/2018
Torna-se urgente criar mecanismos institucionais de combate aos estereótipos a fim de evitar na formação de civis e policiais o automatismo da associação entre crime e cor no Brasil.

O (pouco) que sabemos sobre gravitação quântica
Bruno Carneiro da Cunha, 27/02/2018
A força gravitacional ocupa um lugar especial no nosso entendimento do mundo. Apesar de sua importância no desenvolvimento do conceito de força pela humanidade, a gravitação, por razões técnicas e conceituais, é a força menos compreendida entre as quatro fundamentais.

O tremor do mal de Parkinson sob controle
Marcelo Macedo, 26/02/2018
Enquanto não há cura, a tecnologia ajuda aos portadores do mal de Parkinson a darem passos mais firmes no desempenho de tarefas que antes eram inimagináveis de serem realizadas.

Como fazer a detecção do câncer de mama!
Carlos Anselmo Lima, 23/02/2018
O rastreamento do câncer de mama tem o objetivo de reduzir a mortalidade associada ao câncer de mama e a morbidade associada aos estádios avançados da doença através do diagnóstico precoce em mulheres assintomáticas.

Produtos químicos de uso doméstico e industrial poluem a atmosfera tanto quanto os automóveis
Claudio Macedo, 22/02/2018
É alarmante descobrir que dentro de nossas casas a poluição do ar pode ser até maior do que em ambientes externos.

Ter boa memória ajuda a aprender inglês (e outras línguas)
Matheus Macedo-Lima, 21/02/2018
Parece que o aprendizado de línguas ocorre em circuitos cerebrais de memória (que ocorre em todos os animais vertebrados), o que significa que humanos “apenas” desenvolveram a habilidade de utilizar esses circuitos para a linguagem complexa.

Os limites de qualidade de vida com os recursos disponíveis na natureza
Claudio Macedo, 21/02/2018
Para que todas as pessoas tenham uma vida boa, dentro dos limites dos recursos naturais do planeta, o nível máximo de uso de recursos associado ao atendimento de necessidades básicas terá que ser reduzido para um padrão muito abaixo do praticado atualmente pelos países ricos.

Que tiro foi esse? Estrelas do mar de regiões profundas do Ártico possuem olhos bem desenvolvidos!
Luana Mendonça, 20/02/2018
Esses achados mostram que por mais que avancemos nas pesquisas sobre a vida e sua evolução, sempre seremos chocados com novidades que podem revolucionar a caracterização de grupos considerados ‘simples’ e bem estabelecidos dentro das relações de parentesco com outros grupos.

Oxigenar o tumor para destruí-lo
Ana Maia, 19/02/2018
Enquanto a cura do câncer não vem de uma forma melhor, o tratamento com radiação deve continuar forte e crescente, e técnicas que aumentem o seu poder de ação são sempre ótima notícia.

Gotas programáveis como ferramenta para desenvolvimento de drogas
Marco Túlio Chella, 16/02/2018
A tecnologia de gotas programáveis pode representar uma economia em dinheiro e esforço, podendo reduzir dramaticamente o custo e tempo para desenvolver uma droga de uso farmacêutico.

É possível utilizarmos apenas energia renovável?
Claudio Macedo, 16/02/2018
Ao mostrar que é possível vivermos apenas com energia renovável e limpa utilizando tecnologias já estabelecidas, o trabalho traz uma grande contribuição para o entendimento da questão energética global e abre uma importante linha de pesquisa para estudos sobre a transição para energia 100% renovável e limpa, considerando exclusivamente os recursos de cada país.

Observando entrelaçamento de tempo e energia
Antônio Murilo Macedo, 09/02/2018
Do ponto de vista mais prático, o controle e a detecção de entrelaçamento de energia e tempo abre as portas para uma série de aplicações em informação quântica, como cancelamento de dispersão, distribuição de chaves de criptografia quântica em alta dimensionalidade e sincronização quântica de relógios.

O impacto dos brinquedos infantis nas habilidades espaciais dos adultos
Claudio Macedo, 08/02/2018
É possível que haja uma forte correlação entre insucesso acadêmico de estudantes nos cursos das áreas de ciências exatas e tecnologia e baixa habilidade espacial. É preciso investigar. A boa notícia é que o raciocínio espacial não é uma habilidade inata; em vez disso, a pesquisa mostrou que raciocínio espacial é treinável.

O sucesso didático de atividades ao ar livre combinadas com sala de aula
Claudio Macedo, 07/02/2018
Em resumo, as aulas na natureza, ao ar livre, podem deixar os alunos mais dispostos a se envolver na próxima lição, além de melhoria da saúde física e mental. Sendo assim, que as escolas promovam mais aulas ao ar livre para o bem de nossas crianças!

Nanotecnologia de filmes finos em HDs, smartphones e TVs
Adolfo Melo, 06/02/2018
Tendo em vista a baixa dimensionalidade dos filmes finos, estamos diante de uma era em que podemos construir dispositivos cada vez menores e funcionais. No entanto, há ainda muito chão pela frente para descobrirmos todas as nuances e funcionalidades que os filmes finos possam nos proporcionar tecnologicamente a médio e longo prazo.

A “esperteza” dos aplicativos de transporte
Hendrik Macedo, 05/02/2018
Aquele termo, outrora relegado a elogiar o garotinho que sabia resolver todas as tarefas da escola com destreza, hoje empresta sua relevância para um monte de dispositivos, aplicativos ou conceitos que convivem pacificamente (ainda) com nossa espécie: smartphone, smartTV, smartwatch, smarthome, smartcities, smartcar, smartclothes, ….

A IA já pode nos fazer ganhar com apostas esportivas?
Hendrik Macedo, 29/01/2018
A IA (inteligência artificial) já pode então nos fazer ganhar com apostas esportivas? Sim… até que ela deixe de poder. Mas, esteja certo de que eventualmente você ganhará uma batalha, mas com ou sem um amigo artificialmente inteligente ao seu lado, no fim das contas, a guerra mesmo, “a banca sempre vence”.

Entendendo a origem das bruxas
Claudio Macedo, 25/01/2018
No fundo, a “rotulagem” de “bruxa” é semelhante ao moderno bullying, só que ainda mais devastador, pois, além da prejudicada direta, a “bruxa”, descendentes dela podem herdar o cruel “rótulo”.

Contém ômega-3: peixe na dieta está ligado ao aumento da inteligência em crianças e adolescentes
Matheus Macedo-Lima, 24/01/2018
Esse estudo sugere que o consumo de peixe (importante fonte de ômega-3) traz benefícios à capacidade cognitiva e à saúde do sono de crianças. Ainda resta saber se algum efeito desse tipo existe em adultos. Mas só por precaução… Vamos de sushi!

O caráter de uma força fundamental
Bruno Carneiro da Cunha, 23/01/2018
Talvez o quantum do campo gravitacional não seja nada parecido com uma flutuação de geometria, ou mesmo com o campo gravitacional que conhecemos. Achar a teoria dinâmica que envolva gravitação e mecânica quântica é, afinal, o grande problema da física teórica no século XX, e XXI.

Como melhorar a eficiência dos laboratórios de ensino de física?
Claudio Macedo, 18/01/2018
O fato é que um problema acadêmico muito importante está identificado! Os professores universitários da área de física precisam definir com precisão os objetivos dos laboratórios de ensino de física geral, as formas de atingir esses objetivos e como aferir o atendimento desses objetivos.

Invasões biológicas: espécies exóticas promovem a extinção
Luana Mendonça, 16/01/2018
As espécies exóticas são a segunda maior ameaça associada às espécies que foram completamente extintas. Isso mostra o quanto invasões biológicas promovidas pelo homem afetam e continuarão afetando o ambiente e as comunidades e, obviamente, a nossa própria espécie.

Irradiando o coração para salvar pacientes graves
Ana Maia, 15/01/2018
É cedo para garantir que é uma técnica tão eficiente quanto estes primeiros números nos levam a crer, e que é de fato segura. Apesar disso, não se pode negar que os números iniciais impressionam e fica a torcida para que a saída deste problema grave seja uma técnica já disponível e disseminada.

O olho quântico do robin
Antônio Murilo Macedo, 12/01/2018
Além do valor acadêmico no contexto do emergente campo da biologia quântica, o entendimento do mecanismo quântico de funcionamento do sistema de navegação das aves migratórias pode ter também impacto nas tecnologias quânticas de informação e computação.

O perfeccionismo que cresce entre os jovens
Claudio Macedo, 11/01/2018
Diante de um quadro político e social desse tipo, que se estende por mais e mais países do mundo, cabe aos pais e escolas promoverem ações desestimuladoras de concorrência entre os jovens visando mitigar os efeitos nocivos da cultura onipresente da meritocracia neoliberal e, assim, proteger a saúde mental da juventude.

O impressionante crescimento das taças de vinho
Claudio Macedo, 09/01/2018
Embora a associação entre aumento de consumo de vinho e tamanho da taça não seja causal, é possível sugerir que ao se reduzir o tamanho das taças de vinho em nossas casas poderemos reduzir o consumo.

Enfim chegamos a era onde os computadores jogam xadrez melhor que eles mesmos!
Gerson Cortês, 03/01/2018
Imagine essas máquinas desenvolvendo novos softwares, dirigindo carros, controlando tráfego em grandes cidades, estudando e propondo novas drogas para combater doenças, controlando estações espaciais etc. Apenas aprendendo por si só.

A sabedoria das multidões funciona com os dados de avaliações repetidas por uma única pessoa?
Claudio Macedo, 02/01/2018
Em resumo, para uma boa tomada de decisão, a média das avaliações de várias pessoas continua sendo a melhor abordagem, ou seja, “mais de duas cabeças são melhores do que uma”.

Sputtering: uma técnica para produção de nanotecnologia
Adolfo Melo, 28/12/2017
Um exemplo de dispositivo nanométrico presente no dia-dia da maioria da população são eletrodos transparentes presentes em cada pixel de telas de smartphones, monitores de notebooks e TVs de tela plana.

A energia elétrica sustentável que poderá vir da fusão nuclear a laser
Claudio Macedo, 21/12/2017
O reator de fusão hidrogênio-boro não precisará de permutador de calor, nem de gerador de turbina a vapor; os lasers necessários são bastante simples e, além disso, não gerará resíduos radioativos!

A impressionante estória do primeiro transplante de mãos infantil
Matheus Macedo-Lima, 20/12/2017
A RCM foi revertida, e esse evento foi acompanhado do aparecimento de sensações e movimentos das mãos. Esse é o primeiro relato de reversão de RCM em humanos. Isso mostra que o nosso cérebro é capaz de se adaptar e se tornar funcional após transplantes de membros. Incrível não?

Mais um capítulo na novela ‘Evolução dos Bilateria’: nova espécie de Xenoturbella é descoberta
Luana Mendonça, 19/12/2017
Esses animais poderiam ter dado origem aos bilaterais atuais e, caso vocês não lembrem, nós somos parte desses bilaterais atuais. Mas será que essa novela chegou ao fim ou ainda teremos clichês como casamento, gravidez e morte em um ou mais capítulos finais?

O lado espião de cada processador
Marco Túlio Chella, 18/12/2017
Teoricamente, qualquer digitação em um teclado de um computador, mesmo desligado, pode ser capturado e enviado para um servidor. Programadores mal-intencionados podem criar aplicações que acessam todos os componentes e dados de um computador, mesmo sem o conhecimento e permissão do usuário.

A pressão de desempenho que induz comportamentos antiéticos
Claudio Macedo, 14/12/2017
Pressão de desempenho só poderá ser produtiva se pactuada, e se o trabalhador puder ver a pressão como não ameaçadora, podendo, assim, com tranquilidade, se concentrar em melhorar o desempenho de forma ética.

A autoimagem idealizada que induz à compra compulsiva
Claudio Macedo, 12/12/2017
A compra impulsiva caracteriza-se como sendo uma compra não planejada, que é realizada por uma rápida tomada de decisão e um viés subjetivo em favor da posse imediata, onde o consumidor compra espontaneamente, de forma irrefletida, e imediata. A compra compulsiva, então, é um processo de repetição de compra impulsiva.

Supercondutividade, magnetismo e spintrônica
André Neves Ribeiro, 11/12/2017
Aplicando uma corrente elétrica em supercondutores baseados em ferro é possível alterar a simetria de sua ordem antiferromagnética que por sua vez “liga” ou “desliga” a supercondutividade. Pense nas possibilidades tecnológicas disso!

Correlações quânticas invertem a seta do tempo
Antônio Murilo Macedo, 08/12/2017
A noção de que a seta do tempo é um conceito relativo, sujeito a uma dependência das condições iniciais, é talvez a contribuição mais contundente e duradoura deste trabalho.

A misteriosa comunicação por cheiro em humanos: o seu nariz te diz muito mais do que você consegue perceber
Matheus Macedo-Lima, 07/12/2017
Que tal então dar mais crédito ao seu nariz? Sem que você perceba, ele pode te dar informações importantes sobre outras pessoas. Pode ser até a razão pela qual você sente frio na barriga, borboletas no estômago quando interage com alguém ou quem sabe aquela sensação de que o “santo não bateu”!

O LIGO e a física de altas energias
Bruno Carneiro da Cunha, 04/12/2017
A detecção direta de ondas gravitacionais abriu caminho para uma nova maneira de olhar o universo, em uma revolução só comparável com a criação do radiotelescópio em nos anos 1930. Agora, podemos, por exemplo, começar a considerar perguntas sobre o impacto dos buracos negros para a composição de matéria escura e, claro, podemos, também, obter algo “inesperado” sobre esse assunto.

Vamos escrever estórias de terror?
Hendrik Macedo, 04/12/2017
Novas músicas, pinturas ou livros, como vimos, estão sendo criados com o clique de um botão; mas não por humanos diretamente, por máquinas! A questão então é: quem é o dono da propriedade intelectual da obra criada? A máquina ou o seu programador? O criador ou a criatura?

Aumentando a longevidade de idosas com atividade física leve
Claudio Macedo, 30/11/2017
Agora, com esse estudo, podemos afirmar que toda atividade física que as habilidades e condições do idoso permitam realizar são benéficas para a saúde e podem impactar positivamente em sua longevidade.

Teste aqui se o seu cãozinho está gagá: uma nova escala para a demência canina
Matheus Macedo-Lima, 28/11/2017
Quer testar o seu velhinho? Abaixo você vai encontrar o mesmo questionário utilizado pelos pesquisadores (em tradução livre) e instruções. Que tal postar a pontuação do seu cãozinho nos comentários, junto com algumas observações dos seus comportamentos?

Não se preocupe com o esquecimento, o ZnO lembra para você
Marcelo Macedo, 24/11/2017
O estudo de formação de filamentos em materiais em forma de óxido é uma área bastante efervescente. A sua consolidação vai conduzir ao surgimento de uma nova classe de memórias denominada memórias resistivas, com alta capacidade de armazenamento de dados, ultra velocidade de acesso, baixo consumo energético e uma alta estabilidade quanto ao chaveamento elétrico.

O enorme poder do carvão mineral sobre o clima da Terra
Claudio Macedo, 23/11/2017
Ao ser formado, há 300 milhões de anos atrás, o carvão mineral guardou tanto carbono retirado da atmosfera que quase levou a Terra a um período glacial. Sucessivos estudos têm mostrado que o uso pleno das reservas ainda existentes de carvão mineral e outros combustíveis fósseis pode nos levar a uma catástrofe climática.

A bactéria simbionte com menor genoma já conhecido fornece ao seu hospedeiro uma capacidade incrível: quebrar Pectina!
Luana Mendonça, 21/11/2017
Pectina constitui boa parte dos tecidos das plantas, mas também tem várias aplicações gastronômicas, pois esse polissacarídeo possibilita a formação de géis (geleias, sucos, doces de frutas, dentre outros). Longe de ser um elemento difícil para a digestão humana, esse polissacarídeo é de complicada digestão para inúmeras outras espécies de animais.

Previsão do tempo com rede de sensores
Marco Túlio Chella, 20/11/2017
Com esse material, qualquer pessoa pode construir seu pluviômetro (instrumento que mede a quantidade de precipitação de chuva) e incluí-lo na rede.

A boa perspectiva de baterias à base de íons de sódio
Claudio Macedo, 16/11/2017
O Na2C6O6 é abundante na natureza e, assim, tem um custo de produção muito mais barato do que o do lítio. Se a produção das baterias com esse material se mostrar técnica e economicamente viável em escala comercial, teremos um impacto muito positivo na adoção maior de energia renovável no mundo.

Uma nova geração de HDs (30 vezes mais rápidos e com menor custo energético!) está nascendo
André Neves Ribeiro, 13/11/2017
A pesquisa aponta para diversas possibilidades de desenvolvimento de novas rotas de manipulação do spin, de maneira mais eficiente, para a construção de futuros dispositivos magnéticos de armazenamento e processamento de dados.

Medindo e controlando estatística quântica
Antônio Murilo Macedo, 10/11/2017
Apesar das previsíveis dificuldades técnicas que aparecem na implementação de protocolos quânticos, esta proposta parece estar perfeitamente dentro do alcance atual da tecnologia de informação quântica, e podemos esperar interessantes avanços no curto e médio prazo.

O fantástico potencial de geração de energia eólica em usinas no oceano
Claudio Macedo, 09/11/2017
Embora ainda não existam parques eólicos funcionando em águas profundas, os resultados da pesquisa sugerem que se tais tecnologias se tornassem técnica e economicamente viáveis, poderiam potencialmente fornecer energia elétrica de fonte renovável para atender todo o mundo.

Fonte da juventude? A molécula no vinho que rejuvenesce células velhas
Matheus Macedo-Lima, 08/11/2017
Só um lembrete, caso esse artigo tenha lhe dado vontade de beber aquela garrafa inteira de vinho: se por um lado o resveratrol pode retardar o envelhecimento, o álcool em excesso pode causar o efeito oposto! Então, aprecie com moderação, ou restrinja-se ao suco de uva!

A pequeneza das coisas (de estrutura fina)
Bruno Carneiro da Cunha, 06/11/2017
Receita para “criar” um átomo: junte-se um próton e um elétron, “misture bem” — faça-os perder um pouco da sua energia — e pronto! Átomo de hidrogênio fresquinho. Adicionando um pequeno ingrediente à receita: um próton e um elétron, com um pouco mais de energia em forma de um antineutrino, e temos um nêutron ao invés de um átomo de hidrogênio.

Go machine, go!
Hendrik Macedo, 03/11/2017
E se existe uma coisa que a história da humanidade prova que não se pode jamais ignorar e que, portanto, a Inteligência Artificial deve obstinadamente perseguir, é a compreensão dos meandros de funcionamento de uma “mente brilhante”.

Como o comércio internacional pode fortalecer as desigualdades sociais
Claudio Macedo, 02/11/2017
Se um país tem uma vantagem comparativa no comércio internacional devido a uma configuração social-institucional interna lucrativa, haverá uma resistência muito grande para mudar tal configuração, pois isso significará redução dessa vantagem.

A evolução de um ser vivo observada em laboratório
Tábata Bergonci, 01/11/2017
No decorrer das gerações, a seleção natural agiu em diferentes grupos gênicos, mostrando que a ecologia e a evolução estão interligadas. Dentre as 12 populações, uma surpreendeu mais: ela passou a usar citrato como fonte de energia, inclusive a glicose se tornando tóxica para elas.

O sucesso da pré-escola Montessori
Claudio Macedo, 31/10/2017
Esse trabalho é um marco na determinação de evidências diretas da eficiência do método Montessori, antes, ao longo dos anos, o método adquiriu fama de alta qualidade através de evidências indiretas, vindas de depoimentos de personalidades famosas que declararam dever o sucesso pessoal à educação adquirida em escolas Montessori.

Mais lidos na semana Mais lidos no mês

Os 20 mais lidos    Todos os artigos    Autores    Sobre Saense