ESA
13/11/2018

Modelo em escala da nave espacial JUICE e antena RIME. [1]
Juice, ou o Jupiter Icy Moon Explorer, é a futura missão da ESA para explorar o planeta mais massivo do Sistema Solar e as suas grandes luas Ganimedes, Europa e Calisto. Com lançamento planeado para junho de 2022, embarcará numa viagem de sete anos que recorrerá a vários sobrevoos – da Terra, Vénus, Terra, Marte e Terra novamente – antes de deixar o Sistema Solar interno a caminho de Júpiter.

Acredita-se que todas as três luas tenham oceanos de água líquida sob as suas crostas geladas, e o instrumento Radar para Exploração das Luas Geladas (RIME) na Juice será usado para sondar a sua estrutura subsuperficial. Emitidos por uma antena de 16 m de comprimento, os sinais do radar penetrarão nas superfícies geladas das luas de Júpiter até uma profundidade de 9 km.

O RIME será o primeiro instrumento do seu gênero capaz de realizar medições diretas da subsuperfície de mundos no Sistema Solar externo, e deverá fornecer informações importantes sobre o potencial de tais corpos abrigarem ambientes habitáveis.

Uma vez no espaço, o desempenho do instrumento será influenciado por vários fatores, incluindo o padrão de radiação da antena. Para avaliar estes efeitos, foi realizada uma série de testes nas instalações da ESA em Hertz, em setembro, utilizando um modelo da antena RIME à escala de 1:18 – encolhida para um comprimento de cerca de 80 cm e montada num modelo simplificado e reduzido da aeronave. [2]

[1] Crédito da imagem: ESA–M. Cowan.

Como citar esta notícia científica: ESA. Juice: missão da ESA para explorar Júpiter e as suas luas.Saense. http://www.saense.com.br/2018/11/juice-missao-da-esa-para-explorar-jupiter-e-as-suas-luas/. Publicado em 13 de novembro (2018).

Notícias científicas da ESA Home