Boa perspectiva para uma vacina contra o resfriado comum

Claudio Macedo
11/10/2016

Resfriado. [1]
Resfriado. [1]
Vacinas contra a gripe (vírus influenza) já são usadas há muitos anos. Já contra o resfriado comum, provocado pelo rinovírus humano, ainda não existem vacinas. A causa principal apontada pelos pesquisadores para a não existência de vacinas contra o resfriado é a presença no ambiente de grande variedade de tipos distintos de rinovírus humano (cerca de 170 tipos).

Pesquisadores da Universidade Emory (EUA) inovaram na fabricação de uma vacina polivalente contra o resfriado. Eles misturaram 50 tipos de rinovírus inativados e testaram a formulação em macacos rhesus. Foi um sucesso. A vacina gerou anticorpos neutralizantes de vírus dos diferentes tipos de rinovírus humanos utilizados. O resultado positivo foi igualmente verificado nos testes in vitro que mostraram que os anticorpos gerados pela vacina também poderiam bloquear rinovírus em células humanas [2].

O passo seguinte para o desenvolvimento da vacina contra o resfriado será a fase de testes em humanos. A confiança no sucesso do produto é tanta que a Universidade Emory já licenciou a tecnologia para uma empresa farmacêutica atuar na parte final de desenvolvimento do produto e consequente comercialização das vacinas [3].

A notícia é alvissareira. O rinovírus humano causa doença respiratória em bilhões de pessoas anualmente, além de provocar hospitalizações por pneumonia em crianças e adultos, e agravamento de asma e de doença pulmonar obstrutiva crônica. Uma vacina contra rinovírus humano certamente trará amplos benefícios para a sociedade em geral. [4]

[1] Crédito da imagem: William Brawley (Flickr) / Creative Commons (CC BY 2.0). URL: https://www.flickr.com/photos/williambrawley/4195919691/.

[2] S Lee et al. A polyvalent inactivated rhinovirus vaccine is broadly immunogenic in rhesus macaques. Nature Communications 7, 12838 (2016).

[3] Emory News. Vaccine vs many common cold viruses achievable. URL: http://news.emory.edu/stories/2016/09/moore_rhinovirus_vaccine_natcomm/index.html. Publicado em 22 setembro (2016).

[4] Artigo relacionado: Uma vacina contra todos os tipos de vírus?

Como citar este artigo: Claudio Macedo. Boa perspectiva para uma vacina contra o resfriado comum. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2016/10/boa-perspectiva-para-uma-vacina-contra-o-resfriado-comum/. Publicado em 11 de outubro (2016).

Artigos de Claudio Macedo     Home

Publicado por

Claudio Macedo

Claudio Macedo

Doutor em Física. Divulgador de Ciência. Professor da Universidade Federal de Sergipe (1976-2016). Escreve sobre Temas Variados da Ciência no Saense.

2 comentários sobre “Boa perspectiva para uma vacina contra o resfriado comum”

    1. O desenvolvimento da vacina está sendo feito pela empresa Meissa Vaccines. A última notícia divulgada em novembro último é que os testes em humanos começam em 1 ano. Vamos aguardar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.