Claudio Macedo
02/06/2016

Automóvel com célula de combustível. [1]
Automóvel com célula de combustível. [1]
Célula de combustível é um tipo de bateria que produz eletricidade através de reação química mantida com abastecimento contínuo de combustível. A célula mais famosa é a de hidrogênio (H2), que gera eletricidade liberando apenas água.

Nos últimos anos tem sido considerado o desenvolvimento de célula de combustível de peróxido de hidrogênio (H2O2) em água, por trazer vantagens em termos de facilidade de armazenamento e transporte, além de ter uma densidade de energia mais alta do que a de um volume equivalente do gás hidrogênio.

Na célula de combustível de H2O2 a reação que gera eletricidade libera apenas água (H2O) e oxigênio (O2):

2H2O2 → 2H2O  + O2.

A produção do combustível H2O2 normalmente é feita a partir de água pura. Agora, pesquisadores japoneses e coreanos inovaram ao anunciar um processo eficiente de produção de peróxido de hidrogênio utilizando água do mar. Os autores mostraram que a taxa de H2O2 produzido com o novo processo, isto é, utilizando a água do mar, é muito maior do que o processo que utiliza água pura [2].

A novidade é muito interessante tendo em vista que a água do mar é abundante na natureza, e a água pura está ficando cada vez mais escassa.

Tornando-se viável a nova tecnologia,  água do mar → H2O2 → célula de combustível → eletricidade, independente do processo global, teremos, de fato, geração de energia elétrica a partir da água do mar. [3]

[1] Crédito da imagem: Masaru Kamikura (Flickr) / Creative Commons (CC BY 2.0). URL: https://www.flickr.com/photos/kamikura/192322232.

[2] K Mase et al. Seawater usable for production and consumption of hydrogen peroxide as a solar fuel. Nature Communications 7, 11470 (2016).

[3] Artigos relacionados: Célula solar eficiente até na chuva!, Obtendo eficiência plena na produção de combustível limpo e renovável e Imitando a fotossíntese para produzir combustível não poluente.

Como citar este artigo: Claudio Macedo. Água do mar como combustível. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2016/06/agua-do-mar-como-combustivel/. Publicado em 02 de junho (2016).

Artigos de Claudio Macedo     Home