Claudio Macedo
03/12/2015

Peixes-zebra (Danio rerio). [1]
Peixes-zebra (Danio rerio). [1]
Existe no meio científico uma questão não resolvida: os peixes são seres conscientes?

Até recentemente, um argumento utilizado como prova de falta de sensibilidade (consciência) dos peixes tem sido a incapacidade deles de exibir “febre emocional”, isto é, mostrar aumento transitório da temperatura corporal como consequência de fatores de estresse. Agora, pesquisadores europeus eliminaram esse argumento ao mostrarem que peixes-zebra (Danio rerio) apresentam febre emocional quando estressados [2].

Na pesquisa, eles consideraram grupos de peixes-zebra livres (para comparação) e confinados (sob estresse). Após um pequeno período, todos os peixes foram liberados para acessar ambientes com água em diferentes temperaturas. O resultado foi impressionante: ao contrário dos peixes deixados livres, os peixes estressados escolheram ficar mais tempo em locais com temperaturas mais altas, alcançando, assim, um aumento da temperatura corporal de 2 a 4 °C. A conclusão da experiência é que peixe-zebra tem capacidade de mostrar febre emocional.

A discussão sobre a existência de consciência dos peixes ou não, deve continuar. O que esse trabalho fez foi excluir um dos argumentos muito utilizados para afirmar-se que os peixes não são sensíveis. Segundo os autores, esse resultado vem se associar a outras experiências anteriores também muito instigantes [2]. São exemplos: (a) a detecção de um aumento dos níveis de cortisol e de serotonina no cérebro de tilápia depois dela ser exposta a uma situação de estresse (confinamento) e (b) a observação que bacalhau com um dispositivo preso ao dorso aprendeu a usá-lo para ativar um mecanismo que disponibilizava alimento. [3]

[1] Crédito da imagem: kamujp (Flickr) / Creative Commons (CC BY-SA 2.0). URL: https://www.flickr.com/photos/kamujp/4322687414/.

[2] S Rey et al. Fish can show emotional fever: stress-induced hyperthermia in zebrafish. Proceedings of the Royal Society B 282, 20152266 (2015).

[3] Post relacionado: Caranguejos sentem dor?

Como citar este artigo: Claudio Macedo. A febre emocional de peixes. Saense. URL: http://www.saense.com.br/2015/12/a-febre-emocional-de-peixes/. Publicado em 03 de dezembro (2015).

Artigos de Claudio Macedo     Home